quarta-feira, 21 de março de 2012

Que país é esse?

Sei que este blog é direcionado para o entretenimento,  mas vi algo na internet e, como cidadã e eleitora deste país, me senti na obrigação de falar o que me incomodou bastante.

Encontrei no facebook este site que fala sobre o Nepotismo na cidade de Caraúbas, Cariri paraibano, a qual sou eleitora.

Severino Dudu, como é conhecido o prefeito, é mestre em dar cargos de primeiro e segundo escalão para familiares. Aí você, como todo brasileiro conformado com essa triste situação, pensa: "mas eles devem ser qualificados para os cargos que foram nomeados... deve ter NO MÍNIMO um estudo superior, preparação pra isso."
Oi?
Estudo superior? Preparação?
Até onde sei, a única qualificação que se deve ter, é o mesmo sangue correr nas veias.

Mas duas pessoas me chamaram atenção: Maíza da Conceição Farias da Costa (infelizmente temos o mesmo sobrenome) e Rafaela Suênia Fernandes Neves. Nora e neta do prefeito, respectivamente. A primeira é Secretária de Cultura, Desporto e Lazer, a segunda é Diretora de Departamento da Secretaria de Educação.
Até onde eu sei, Rafaela passou para Educação Física esse ano, mas não cursou nem um mês. Agora entendi o motivo.
E Maíza... bem... em janeiro acontece a festa de concluintes na cidade. Estávamos todos lá e minha irmã teve uma infecção intestinal e, lógico, a levamos para o Posto de Saúde. Chegando lá me deparei com Maíza e pensei: bom, somos adversários político, talvez ela esteja aqui só para vigiar. Mas não, ela era a responsável pelo posto sem ter formação alguma na área de saúde!!!
Isso mesmo que você leu!
Por essa razão, Ítallo e eu, fomos dar uma olhadinha nas instalações do posto. Começo pelo lençol da cama que estava rasgado. Segundo, falaram que estavam "na torcida" para minha irmã melhorar logo porque não tinha mais remédio. Depois, fui ver a sala de fisioterapia e posso dizer uma coisa: HORRÍVEL!
Tudo em péssimas condições, só tinha dois aparelhos: TENS e Infravermelho e mesmo assim nem cheguei muito perto para não pegar tétano. Se um dia encotrar com a fisioterapeuta de lá, com certeza, darei os parabéns por ela ser uma heroína, por conseguir trabalhar em um lugar onde não existe condições para isso. A sala de fisio é também a sala de psicologia, ou seja, privacidade zero para o paciente. Como se conversa com o psicólogo com pessoas ouvindo naquele cubículo? Sem contar que o conforto é total! Um birô de professor e duas cadeiras. Fim.
Na verdade, eu nem sei se tem psicóloga lá.

Outra coisa que me chamou atenção, foi Rafaela ser da Educação, quando a mesma só terminou o ensino médio. Não tem nenhuma preparação para isso e talvez nem saiba o "trabalho" que lá é feito.

Eu sou eleitora de Caraúbas, mas moro na cidade de Campina Grande. Pois bem, eu aqui, a uns 110 km de distância, estou super revoltada com isso e o povo de lá não estão nem aí. Não sei se me revolto mais com o "administrador" da cidade ou com sua população. 
Minha família é envolvida em política, infelizmente, e uma coisa que ouvimos bastante é: "ele tirou meu emprego e da minha família", "estou sendo perseguido", "sou proibido de falar com vocês no período eleitoral", entre outros absurdos, mas, quando chega no dia, se vendem por R$ 100 reias, pela devolução do emprego, que logo vai ser retirado outra vez e até, ACREDITEM SE QUISER, por festas.
"Eita... tal banda veio para a Festa de São Pedro... ele é um prefeito muito bom."
Verdade... cadê o desenvolvimento? Cadê os empregos? Cadê o investimento na saúde, na educação, nos jovens? Ele é tão bom, tããão bom, que a grande maioria moram aqui em Campina, em Sumé, em Santa Cruz, menos na sua cidade natal. Por que será isso? Ele não é tão bom?
Quero deixar claro que não estou falando apenas do atual, estou falando de TODOS que passaram por lá, sem exeções, porque desde que me conheço por gente, Caraúbas é do mesmo jeito. Só muda para pior. E tá cada vez pior. 
O Conselho Tutelar de nada tem importância, se as CRIANÇAS vão para festas e consumem drogas. Sim, álcool também é droga. Sim, cigarro também é droga.Sem contar nos oooutros tipos de drogas que todo mundo finge nem saber que existe, enquanto o número de usuários aumenta. As vezes é seu filho, mas e daí? Se ninguém fala, eu também não vou falar.

Sinto muuuita falta da Caraúbas que ficávamos brincando até de madrugada na rua e o pessoal reclamando do barulho, de quando íamos para festa só para nos divertir com os amigos, dançar muito, até arranjar uns paquerinhas, mas sem precisar de meios que dão uma falsa alegria que é instântanea, seguida de cefaléia, vômitos... Quantos ainda vamos ver morrer por irresponsabilidade deles e da administração? Até quando vai durar essa falta de fiscalização? Crianças de 9 anos ganham moto de presente no aniversário. Que maturidade essa criança tem para conduzir um veículo? Nós vemos e ouvimos principalmente de madrugada, a velocidade com que eles andam pelas ruas.

Comentei sobre a matéria do site no facebook e NINGUÉM, NENHUM FILHO DE CARAÚBAS SE PRONUNCIOU!
O engraçado é que logo após eu postar minha indignação, outra pessoa postou uma foto sobre a festa de emancipação política de COXIXOLA e houve comentários. Ou seja, a festa de outra cidade (sempre ela, sempre a festa!) é mais importante do que acontece na sua cidade, no seu bolso e o tudo mais.
Ninguém tem coragem de falar nada, justamente por "favores" estarem em alta.
Uma vez ouvi uma mulher dizer: "Não posso votar em fulano, porque cicrano saberá e vou perder meu emprego."
Gente... estamos em 2012... de uma vez por todas: O VOTO É SECRETO! NÃO EXISTE A MÍNIMA POSSIBILIDADE DE NINGUÉM SABER EM QUEM VOCÊ VOTOU!
Só assistindo a tv, sabemos que isso não é possível.

Então, mais uma vez, JOVENS! JOVENS! VAMOS ESQUECER DA POLÍTICA DO "PÃO E CIRCO", que todos nós estudamos em história e geografia, no início da civilização e ver que infelizmente, isso ainda ocorre! Esqueçam as bandas, o "open bar", as festas, as outras cidades, os empregos, o que a família acha... vamos analisar quem realmente merece nosso voto, nossa confiança, em quem vale a pena nos deslocarmos, sairmos da nossa zona de conforto, para enfrentarmos uma fila e realizar um gesto tão simples, mas de tão grande importância. Vamos deixar de ser egoísta na hora de votar, deixar de pensar somente o que estiver no meu campo de visão e pensar nas pessoas que necessitam mais que nós de uma atenção pública. E se por acaso o nosso escolhido não fizer aquilo que nos foi prometido, vamos cobrar! É tão fácil hoje em dia você gravar um registro. Grava e cobra. É tudo tão pertinho em Caraúbas, temos a oportunidade de falar com o prefeito quando e onde quisérmos. É um privilégio que quem vive em cidade grande não tem. 

Espero que esse seja o ano da diferença não só em Caraúbas. Vamos mostrar que sim, estamos de olho. E vamos continuar assim.

3 comentários:

  1. Isto é um absurdo! Uma verdadeira vergonha para o nosso país!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai passa de uma vergonha, é um absurdo! Nepotismo na cara
    de pau e ainda por cima algumas dessas pessoas que tiveram o nome
    citado na lista se revolta publicando ameaças e frases ofencivas de baixo escalão contra a editora do blog. E é por que ela é da Sec. de EDUCAÇÂO!


    Ítallo Augusto, apenas um estudante.

    ResponderExcluir
  3. gente vamos parar com essa inveja da administração de Caraúbas, pois a cada dia que passa a cidade cresce mais e fica melhor, calunia e mentiras que criam é de baixo calão sim, não se defender desses absurdos. SE A OPOSIÇÃO NUNCA SENTIU O GOSTINHO DA VITÓRIA, SÓ LAMENTO, E LAMENTO MAIS AINDA QUE NÃO VÃO SENTIR DE NOVO. Parem de apelar em redes sociais isso só os tornam mais ridículos do que já são :/

    ResponderExcluir